terça-feira, 16 de novembro de 2010

Coxsaquiose


Owww... levei a minha tutu pela primeira vez ao pronto socorro. Semana passada ela acordou do soninho da tarde com o corpinho forrado de bolinhas. Como estávamos na casa da minha mãe pensei que fosse uma alergia qualquer, talvez do sabão ou amaciante usado para lavar os lençóis. Esperei pelo próximo dia pra ver se as bolinhas iriam embora. As bolinhas estavam ainda mais aparentes, mas ela continuava a mesma sapeca.

Fomos ao pronto socorro e como a Melissa é bem clarinha, segundo a doutora, a doencinha ficou bem característica: ela tinha coxsaquiose. Nunca tinha ouvido falar, acho que pedi pra pediatra repetir umas cinco vezes esse nome ! Ela explicou que é um vírus, do mesmo jeito que a criança apresenta os sintomas, de repente, a criança melhora.

Os sintomas: bolinhas vermelhas pelo corpo, inclusive palminhas das mãos, plantinha dos pés e dentro da boca. As bolinhas podem incomodar, mas a Melissa não pareceu incomodada. Pode dar febrinha, mas a Melissa também não ficou febril. Ela ficou muito molenguinha, bem sonolenta durante uma tarde toda, fiquei super preocupada, mas a noite ela já estava querendo subir as escadas ! Eu também peguei o tal virus e fiquei bem mal... dor de cabeça, moleza, diarréia e as palmas das minhas mãos também tinham bolinhas. Ficamos as duas jogadinhas. Eu dormindo no sofá e a Melissa dormindo em cima de mim. Mas passou.

Achei importante postar aqui porque eu nunca tinha ouvido falar desse vírus, quando voltei do pronto socorro corri pesquisar sobre e não encontrei nada. Quem sabe eu possa acalmar alguém que tem essa mesma mania que eu... não é nada, uma pequena indisposição e o bebê vai voltar a ficar sapeca. Pode acreditar.

13 comentários:

  1. oi, eu sou a mae do fabio segundo os medicos o meu filho esta com esses sintomas de coxsaquiose mas ele tem febre todos os dias e bolhas pelo o corpo so sente isso nada de diarreia e nem dor pelo o corpo e ja vai fazer 30 dias estou preocupada poq tem bacterias que nao tem soluçao.vou levar ele no meopata...

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudia, o melhor mesmo é procurar um médico e se o diagnóstico for este mesmo, fique tranquila. Em uma semana ele estará sapecando de novo ! Um grande abraço, fique com Jesus !

    ResponderExcluir
  3. A única informação que encontrei na Net foi a sua parabéns pela iniciativa.Minha filha tem 2 anos e 7 meses quando a pediatra informou o que era fiquei apavorada mas graças a Deus nada grave,está fazendo vários exames, sexta-feira vamos fazer outro para identificar a sorologia do vírus IGM e IGG,está tomando banho com sabonete anti-séptico,tomando Hixizine e em caso de febre(só nos 2º primeiros dias)tomar rémedio.Gostaria que tivesse mais informação sobre esse vírus,um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi mamães, hj vim da pediatra e minha filha Giovanna tabm tem essa "doencinha" nova, as vezes dá uma molezinha,mas na outra hora tá um furacão... bjus a todas

    ResponderExcluir
  5. Oi mamães, o nome real do que nossos filhos tiverem é ESTOMATITE COXSACKIE, TEM NESSE SITE http://brasil.babycenter.com/toddler/saude/estomatite/

    ResponderExcluir
  6. Meu nome eh Marcella, sou mae da Vittoria, Apos 2 noites de febre, e dores pelo corpo e garganta, fomos ao pediatra e minha filha de 4 anos esta com esse tal virus de nome complicado, Coxsaquiose. Ela disse para tratar os sintomas, como febre e no caso da minha filha a garganta, com spray de Propolis, e evitar tomar gelados. So essa semana a pediatra atendeu 5 criancas com a mesma virose.
    O problema eh que mesmo com as criancas diagnoticadas com o virus, as maes mandam para a escola, ballet, parquinho, etc. e ai, o virus se espalha, pois eh de facil contaminacao (ar, objetos, contato).
    Entao, ai vai uma dica: caso seu filho tenha sido diagnoticado com o virus Coxsaquiose, deixe-o em casa, evitando contato com outras criancas por pelo menos por 4 dias, mesmo se ele estiver se sentindo bem, sem febre e disposto, senao outras criancas serao infectadas, assim como as nossas foram!!! Melhoras para os nossos pequenos!!!! =)

    ResponderExcluir
  7. Oi eu também vim procurar na net este nome pois levei minha filha na UPA e o médico disse que ela esta com esta tal de coxsaquiose,derrepente apareceu isso do nada!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi,Meu nome é Camille, sou do Daniel.. Ele apareceu com umas bolinhas vermelhas nas nádegas, achei que fosse dermatite de contato, dei banho e cuidei, mas foi chegando a tarde e quando vi ele estava infestado de bolinhas vermelhas, achei que fosse Catapora e corri para o médico.. chegando lá na mesma hora ele disse que era essa doença com nome estranho, perguntei umas 3 vezes o nome da mesma ele repetiu as três vezes Coxsaquiose... nunca ouvi falar e ele disse que é uma doença nova e que provavelmente ele pegou na creche.. Passou uns remédios e pediu para ele ficar afastado da Creche por 7 dias......O Daniel não teve febre , mas o médico falou que ele está com a forma mais bruta da doença....

    ResponderExcluir
  9. Meu filho tem 1 ano e 6 meses e tb está com esses sintomas. Hoje fui a 3 médicos e cada um me falou uma coisa diferente: o pediatra dele falou que era alergia, a fui na dermato e ela disse que era catapora. Não me dando por satisfeita, fui no PS do São Luiz e a pediatra de lá disse que era essa tal de COXSAQUIOSE... Pelo que li aqui, é o que mais parece mesmo!!! Ufa! Agora sei o que meu filho tem, kkk obrigada pelos posts!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Tb passo por isso com meu pequeno de 4 anos. Hj é segunda e, sexta-feira começou com febre, levei ao hosp e era otite/garganta inflamada. Começou com AB na sexta a noite mesmo e no sáb profenid tb. Sáb à tarde começaram as bolinhas no bumbum, porém percebi q eram BOLHINHAS, não bolinhas comuns, e no cotovelo tb. Judiou das mãozinhas tb. Achei q fosse do profenid. No dom elas não aumentaram, porém doiam, não aguentava ver a agonia dele. Levei no ps do São Luiz e a infecto diagnosticou q era uma virose, fez exame, vai ficar pronto ainda p citomegalovirus. Porém, mãe desesperada que sou, levei ao pedi hj tb, foi aí q ele me falou que era coxaquiose, que nada mais é do que o "lixo" do virus sendo expelido pela pele. nada de creme ou anti alérgico. 4 dias p sumir. O q sobrou desta mãe aqui vai aguardar! bjos e boa sorte a todas.

    ResponderExcluir
  11. Oi. Me chamo fábio e meu filhote foi diagnosticado com esse talzinho de cocssa! Já fazem 6 dias, Começando com vômitos e febre. Dirigimos-nos para o pronto socorro onde foi constatado o "tal" e passado um tratamento sintomático com uma pomada chamaada gingilone. aguardamos o recuperar dele pois é horrível vê-lo chorar de dor e nao comer como deveria!

    ResponderExcluir
  12. Minha filha de 10 meses também está com esse vírus, bolhinhas e vermelhidão espalhada pelo corpo, a pediatra pediu para aguardar e respeitar a falta de apetite e não ficar insistindo!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,sou Diana mãe da Manuella...E nesse final de semana minha filha teve febre alta,levei n pronto socorro e o pediatra que estava de plantao me disse que era garganta,nao fiquei tranquila,nao botei fe,ai entao preferi marcar uma consulta c o pediatra dela,ai me veio essa resposta que era cosxaquiose,quase surtei quando ele me disse esse nome,mas ai o Doutor me tranquilizou quando explicou ufaa 😍 gracas a Deus nada grave...Mas como somos maes e nos preocupamos com nossos filhos é assim msm...Manu esta se recuperando e bem arteira ❤
    Ai quando vi seu depoimento fiquei ainda mais tranquila,linda atitude em compartilhar...obg bjs

    ResponderExcluir